Authors:

Viviane Cristina Marques Helena Brandão Viana, Universidade Federal de São Paulo, Brazil.

Abstract:

Vivemos na Sociedade Digital, que é marcada pelo alto grau de conectividade, intenso fluxo de informações e pela diversidade de dados compartilhados e produzidos em mídia digital. Isso influencia o sistema educacional, positiva ou negativamente, exigindo que as pessoas inovem na sala de aula para desenvolveras habilidades necessárias para o século XXI. Este vídeo tem como objetivo fornecer um conceito e uma aplicação para o fenômeno da gamificação, com foco na alfabetização midiática, que está ganhando visibilidade devido à sua capacidade de criar experiências significativas quando aplicada no contexto educacional. Apresentando como promover ações educacionais gamificadas a partir dos elementos de gamificação presentes no script inicial e suas justificativas às ações realizadas com os estudantes. Recentemente, sua aplicação foi observada na educação, o que justifica um estudo mais profundo, a fim de encontrar as melhores maneiras de fazer bom uso dela. Nesse contexto, a gamificação foi inserida e aplicada no ensino fundamental, utilizando os elementos dos jogos, com a ajuda de recursos tecnológicos, como o código Qr e a produção de um vídeo, para promover um desempenho mais investigativo e crítico na alfabetização midiática. Segundo Henry Jenkins, “quando as pessoas assumem o controle da mídia, os resultados podem ser maravilhosamente criativos; também pode ser uma má notícia para todos os envolvidos “(JENKINS, 2009, p. 45). Foi verificado na aplicação da gamificação com alunos do ensino fundamental que a gamificação tem possibilidades potencializadoras para o sistema educacional, fazendo contato com os elementos dos jogos, a alfabetização para a mídia e desenvolvimento de habilidades de comunicação e informação na formação para exercer cidadania responsável e crítica nessa mídia.A gamificação na educação é uma área muito fértil a ser aplicada, porque no ambiente escolar há indivíduos que carregam muitos aprendizados de interações com jogos.

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