fbpx

Chamada de trabalhos [revMEDICA]

maio, 2020

sex15maiTodo o diater15dezChamada de trabalhos [revMEDICA]Revista Internacional de Humanidades Médicas Tema destacado:Humanidades Médicas em tempos de COVID-19

Data e hora

Maio 15 (Sexta-feira) - Dezembro 15 (Terça-feira)(GMT+02:00) Ver no meu fuso horário

Tema destacado

Humanidades Médicas em tempos de COVID-19

Detalhes

A Revista Internacional de Humanidades Médicas, no intuito de contribuir com a construção e a disseminação do conhecimento sobre a epidemiologia e as ações de controle da pandemia do coronavírus (COVID-19), bem como refletir acerca das diversas perspectivas relacionadas ao tema, convida a comunidade científica internacional e os profissionais dos serviços de saúde para submeter artigos ao número temático, referente ao Volume 8, Número 2, que será lançado no início de 2021.

O número temático objetiva divulgar produções das áreas das Humanidades em diálogo com as da Ciências da Saúde que abordem temas ligados ao surto de COVID-19, sobretudo relativos aos problemas de assistência, ensino, pesquisa, gestão e inovação, aspectos políticos, sociais, éticos, científicos, literários e outros. Analises qualitativas ou quali-quanti sobre o impacto da pandemia no âmbito da saúde coletiva e individual e suas repercussões sociais, psicológicas, culturais, existenciais e espirituais, em perspectivas teóricas diversas e amplas são particularmente bem vindas.

Este número da Revista Internacional de Humanidades Médicas pretende promover um amplo fórum de reflexão sobre o fenômeno da pandemia do COVID-19 numa perspectiva interdisciplinar envolvendo as ciências da saúde em geral e a medicina em particular, em diálogo com a história, a filosofia, a sociologia, a antropologia, a política, as artes e as humanidades em geral.

Categorias de Artigos: Artigos Originais, Revisão, Reflexão, Opinião e Relato de Experiência e Inovação Tecnológica.

Público Alvo: Profissionais, Pesquisadores e Docentes da Saúde, Humanidades e Áreas Afins.

Período de Submissão: até 15 de dezembro de 2020.

Divulgação do Resultado da Avaliação: durante o mês de janeiro de 2021.

Os autores podem ver as diretrizes e recomendações de envio aqui: https://journals.eagora.org/revMEDICA/about/submissions

Idioma de Submissão e Publicação: inglês, português e espanhol.

Importante:
– Durante a submissão informar nos comentários ao Editor que o artigo se destina ao número temático.
– Os artigos aprovados, mas não selecionados ao número temático, poderão ser publicados nos números correntes da revista, desde que os autores manifestem interesse no ato da submissão.


COMITÊ CIENTÍFICO

Prof. Dante Gallian – Universidade Federal de São Paulo (Brasil)
Dante Gallian é doutor em História Social pela Universidade de São Paulo (USP), Brasil e pós-doutorado pelo Centro de Pesquisas Históricas da Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais de Paris (EHESS), França. É professor associado e diretor do Centro de História e Filosofia das Ciências da Saúde (CeHFi) da Escola Paulista de Medicina (EPM) da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Coordenador do Grupo de Pesquisa “Literatura e Humanização: Saúde, Educação e Sociedade” e do Laboratório de Leitura, iniciativa pela qual ganhou o prêmio Viva Lectura do Ministério da Cultura do Brasil, Fundação Santillana e Organização dos Estados Ibero-Americanos. Ele foi professor visitante no EHESS em Paris e no Centro de Humanidades e Saúde do King’s College London, Reino Unido. Pesquisador financiado pela FAPESP, CNPq e CAPES é autor de dezenas de artigos científicos publicados em revistas internacionais e de livros na área de Humanidades e Saúde, com destaque para a obra “Uma Literatura como Remédio: os Clássicos e a Saúde da Alma”, Editora Martin Claret, 2017 (atualmente na segunda reimpressão). Ele é editor científico do International Journal of Medical Humanities (Global Knowledge Academias).

Profa. Inês Salgueiro – Universidade NOVA de Lisboa | IFILNOVA
É licenciada, pós-licenciada e mestre em filosofia pela Universidade Nova de Lisboa. Atualmente ela é investigadora colaboradora no IFILNOVA e encontra-se a preparar a sua tese de doutoramento na especialidade de ética. É membro do Projeto MetaCare financiado pela FCT. Os seus interesses de investigação centram-se em Kant, ética, ética aplicada e ética ambiental. A sua produção académica inclui capítulos de livros em editoras como Springer e Walter de Gruyter. Publicou também em revistas alemãs, americanas, brasileiras, espanholas e portuguesas, entre elas Wittgenstein-Studien e Environmental Ethics.

Prof. Simão Sass – Universidad Federal de São Paulo e Escuela Paulista de Medicina
É docente associado da Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP . Atua na Graduação dos cursos de Biomedicina e Enfermagem. Leciona no curso de Pós-graduação em Saúde Coletiva da UNIFESP. É docente do Centro de História e Filosofia das Ciências da Saúde (CEHFI) da Escola Paulista de Medicina. Mestre em Filosofia pela Universidade Estadual de Campinas (1994), Doutor em Filosofia pela Universidade Estadual de Campinas (2002). Realizou estágio pós-doutoral na Universidade Federal de São Carlos (2007), pesquisando a teoria das emoções.. Autor do livro O Problema da totalidade na ontologia de Jean-Paul Sartre, EDUFU, 2011. Publicou também ensaios e artigos sobre o pensamento de Sartre e pensadores contemporâneos. Tem experiência na área de Filosofia Contemporânea, atuando principalmente nos seguintes temas: Pensamento Contemporâneo Francês (Bergson, Sartre e Pierre Janet), Teoria das emoções (Minkowski, Goldstein, Lewin, Laing, Fulford,), Hermenêutica e conexões entre Filosofia e Psicologia. Membro do GT de Fenomenologia da ANPOF.

Go to Top